FALANDO COM DEUS NA ORAÇÃO

oração 
Não há o que temer quando Jesus está no nosso barco(ouça a canção!)
 
 
 
ORAÇÃO DA MANHÃ

NATUREZA

 

MINHA ORAÇÃO

Senhor, enche de esperança o meu coração e de doçura os meus lábios. Põe em meus olhos a luz que acaricia e purifica em minhas mãos o gesto que constrói e perdoa. Dá-me coragem para a luta, piedade para os insultos e misericórdia para as ingratidões e injustiças. Limpa minha alma de inveja e ambições mesquinhas, de ódio e de vingança o meu caminho . E que ao descer sobre a terra o último raio de sol deste dia, ao recolher-me  de novo ao calor do meu leito, que o sono me dê a paz e o esquecimento das tristezas humanas e eu possa te sentir, Senhor, no mais íntimo do meu ser, tua presença inefável.                                            Amém!

                            Antônio David                                               


 
 
 
 
oração
 
 

                                                                         Oração do início das aulas
                                                                                                       Por Gabriel Chalita

Deus, meu Deus. Autor da vida. Senhor da História. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à nossa vocação. Que neste novo ano, Senhor, os professores se lembrem da vocação de ensinar. Que sejam tocados pelo Teu amor, para que possam partilhar amor.
Que estejam entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena ser bom, que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.

Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que, nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos eles, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz.

Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.

Que nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui.

Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa de nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.

Senhor, abençoa este novo ano! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui.
Amém!

 
ORAÇÃO PELO ALUNO ESPECIAL (GABRIEL CHALITA) 
 
Resultado de imagem para crianças especiais desenho

“Senhor! Tua criação é perfeita. Todos os dias, podemos contemplar o milagre da vida se renovando. Tudo acontece de novo e tudo é absolutamente novo. Cada ser que habita o universo surge com suas características próprias. Não há, no mundo, duas criaturas idênticas. Nem os gêmeos são idênticos. E, quanto mais se desenvolvem e convivem com outras pessoas, mais vão ganhando um jeito próprio de ser e de existir.

Tua criação é perfeita. E, nessa perfeição, convivemos com aqueles que têm diferenças. São pessoas que ouvem menos ou nada ouvem, que enxergam pouco ou nem enxergam, que não falam. Falam de tantas outras maneiras. Que nascem ou desenvolvem algum tipo de limitação que atinge alguns de seus órgãos. Isso não os faz menores nem menos belos. São diferentes. Diferentes são todos aqueles que se aventuram nessa jornada da existência humana.

Alguns escolheram chamá-los pessoas com necessidades especiais. E eles têm sim, necessidades especiais. Temos, todos, necessidades especiais que precisam ser supridas de alguma maneira. Somos carentes, todos nós. Carecemos de atenção, de ternura, de afeto. Carecemos de outros seres humanos que enxerguem em nós possibilidades. Pessoas que, nos vendo confundidos com patinho feio, convidem-nos a mirar nossa imagem no lago e perceber que somos cisnes. Não somos feios. Nem esquisitos. Somos diferentes do grupo que não soube perceber nossa beleza. Somos belos todos, cada um a seu modo. Porém, belos. Não carecem de pena aqueles que são limitados por algum motivo.

Não carecem de sentimentos mesquinhos. Carecem de dignidade. De aceitação. De respeito. De espaço para que se sintam úteis. De espaço para que possam estudar, e trabalhar, e viver a intensidade da vida. Crianças com Síndrome de Down. Como são carinhosas. Autênticas. Quem as conhece e as ama sabe o quanto povoam as famílias com belíssimas lições de amor. E abraçam tanto. E cantam. E dançam e riem. Parecem não se deixar contaminar com disputas mesquinhas, que separam as pessoas e ferem os sentimentos. Quantas dessas crianças, entretanto, são rejeitadas. Não quiseram os pais entender que também eram especiais por poder conviver com essas joias. E o triste abandono.

Os alunos que frequentam as escolas. As crianças que se alvoroçam diante de cada novo aprendizado não são preconceituosas. Com certeza, saberão conviver com o diferente, e isso fará com que se desenvolvam de forma solitária”.

CHALITA, Gabriel. Educar em oração. São Paulo: Canção Nova, 2005.

 
 
ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS (Pastoral da Criança)
 
 
Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais!
 Que nossa FÉ ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo.
 Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz.
 Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas.
 Dá-nos coragem para mudar esta história!
 Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias.
 Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e envolver-se com drogas, dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas.
 Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos.
 Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada.
 Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe,e garantir os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e leite materno, alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente.
 Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade.
 Nossa força está em TI, que nos leva a ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância!
 
                                                                                                                                                   Amém!
 
 

ORAÇÃO PELOS PAIS

Deus, Pai de bondade, hoje venho agradecer-te e louvar-te pelo meu pai.
Obrigado por confiar nele, Senhor, e partilhar com ele o dom da tua paternidade.
Obrigado por tudo quanto recebi dele.
Sei que por mim e por nossa família ele se sacrificou e se sacrifica muito.
Recompensa-o por todo suor, por toda lágrima, por cada preocupação, por cada gesto de carinho, por cada olhar de incentivo ou de repreensão.
Abençoa-o e torna-o sempre mais digno da missão divina que lhe deste.
Pai dos pais, perdoa-me por nem sempre ter amado e obedecido a meu pai.
Que ele saiba que, apesar de minhas imperfeições e limitações, eu o amo muito, muito mesmo. Cuida dele, Senhor, afinal ele é a tua imagem e semelhança.

  

ORAÇÃO DA SERENIDADE

Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; indagando, como fez Jesus, a este mundo pecador, não como eu teria feito; aceitando que o Senhor tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com o Senhor para sempre no futuro. Amém.

Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos. 
Nem tão longe e nem tão perto. 
Na medida mais precisa que eu puder. 
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida, 
Da maneira mais discreta que eu souber. 
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar. 
Sem forçar tua vontade. 
Sem falar, quando for hora de calar. 
E sem calar, quando for hora de falar. 
Nem ausente, nem presente por demais. 
Simplesmente, calmamente, ser-te paz. 
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender! 
E por isso eu te suplico paciência. 
Vou encher este teu rosto de lembranças, 
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

 

 
 
ORAÇÃO DO ESTUDANTE
ESTUDANTE
 

Senhor,
eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto é o fato de eu estar aqui,
conversando com você.

Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, os meus passeios, A Internet e também alguns programas de TV.

Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser um bom
estudante. Dê-me coragem e entusiasmo cada dia para recomeçar. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém. 
 
ORAÇÃO PELA FAMÍLIA
famiia

Senhor, faz de nosso lar um ninho do Teu amor. Que não haja amargura, porque Tu nos abençoas. Que não haja egoísmo, porque Tu j nos animas. Que não haja rancor, porque Tu nos perdoas. Que não haja abandono, porque; Tu estás conosco. Que saibamos caminhar para Ti em nossa rotina diária. Que cada manhã seja o início de mais um dia de entrega e sacrifício. Que cada noite nos encontre ainda mais unidos no amor. Faz, Senhor, da nossa vida, que quiseste unir, uma página cheia de Ti. Faz, Senhor, dos nossos filhos o que Tu anseias. Ajuda-nos a educá-los e orientá-los pêlos Teus caminhos. Que nos esforcemos no consolo mútuo. Que façamos do amor um motivo para amar-Te mais. Que possamos dar o melhor de nós mesmos para sermos felizes no lar. Que, ao amanhecer o grande dia de ir ao Teu encontro, nos concedas estarmos unidos para sempre a Ti. Amém

Pelas vítimas das catástrofes naturais
 
 clamor a Deus
Senhor, que retiraste o teu povo do Egito...Que vieste em auxilio dos três jovens na fornalha ardente...Que fechaste a goela dos leões, salvando a vida de Daniel...Que não deixaste Jonas perecer no ventre da baleia...Que ficaste ao lado de Judite...Que salvaste Susana das mãos dos juizes ímpios...Que concedeste a vitória a Ester...Livra-nos dos horrores da guerra e das catástrofes naturais.Conceidei ao povo das Filipinas, muita paz, luz e serenidade, parapassar por esse momento de dor.Dê-lhes coragem para reconstruir seus projetos. Amém!
 
 
Oração da Serenidade
SERENIDADE
Deus, concedei-me,
A serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar;
Coragem para modificar as coisas que posso, e
Sabedoria para saber a diferença.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento por vez;
Aceitando as dificuldades como o caminho da paz;
Tomando, como ele fez, este mundo pecaminoso como ele e, não como eu gostaria que fosse;
Confiando em que ele fará todas as coisas certas se eu submeter-me a sua vontade.
Que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida;
E infinitamente feliz com ele para sempre na próxima.

 
 
 
 
ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO(OUÇA A CANÇÃO)
 
 

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

 
ORAÇÃO DAS CRIANÇAS
ORAÇÃO
 
 
Querido Deus,
gosto muito de voce.
Gosto do papai, da mamae... Gosto dos meus irmaos e de todos os meus amigos.
Deus, obrigado pelos brinquedos, pela escola, pelas flores, pelos bichinhos, e por todas as coisas bonitas que voce fez.
Quero que todas as criancas conhecam e gostem de voce.
Obrigado Deus, porque voce é muito bom.

Oração da Criança
Fonte: Mensagens e Poemas
 
 
 
 
 
 jovem
 
                                                                                   ORAÇÃO DE UM JOVEM ADOLESCENTE
 

Senhor Jesus ! Minha alma repleta de alegria sente a vida desabrochar em todo meu ser.

Às vezes serenamente, às vezes ansiosamente,quero buscar cada vez mais esta vida que teu amor me concedeu.

Para saciar esta sede de infinito,quero tocar todas as estrelas,ouvir o canto de todos os passáros,beber da água de todas as fontes,dançar todas as músicas,sorrir todos os sorrisos e amar todos os amores.

Sinto a vida que me deste pulsar freneticamente…

Percebo nela um tesouro inesgotável,porque eterna.

Aquieto -me e,em ti,venho buscar a paciência para viver cada momento sem tropelos e prudência que faz avaliar e escolher o verdadeiro caminho a seguir.

Quero caminhar contigo, Senhor !Quero conhecer o projeto que fizeste para mim e de que me convidas a participar.

Preciso de tua luz´para ver o caminho,de tua bênção para ter coragem de percorrê -lo e da força de teu Espírito para libertar-me das seduções deste mundo.

Entrego-te este jovem coração para que nele possas habitar,fazendo dele tua morada predileta e fonte de irradiação de tua ternura e mansidão.Amém .

 
 
 
Não sei bem por que, Senhor,essa manhã, ao rezar a ti,
 
Percebi de repente que nunca havia te imaginado rindo.
 
Rindo com um riso amoroso cujo eco se propaga
 
em vagas sucesssivas. Até os outros que o acolhem,
 
ricos pela alegria oferecida. Imagino-te sereno
 
e, por vezes, discretamente sorridente,
 
mas, sobretudo, sério e grave, às vezes, chorando.
 
E tu sabes, Senhor, que fico contente por saber que tu soubestes chorar!
 
Mas os teus evangelistas não acharam bom dizer-nos que um dia, em certa circunstância,
 
tu riste francamente. É pena. Vejo-te também, Senhor, belo, luminoso,
 
transfigurado pela oração, Ou com os olhos brilhando de cólera,
 
fustigando os hipócritas da moral e da religião.
 
Vejo-te desfigurado, tremendo de solidão e de medo,
 
ensangüentado pela tortura. Mas se arrebentando de rir... decididamente, não?
 
E, contudo, tu rias, estou certo disso.Ainda que almas simples pensem,
 
talvez, que isso não é conveniente!
 
Rias, criança, em Nazaré quando brincavas na praça com teus colegas,
 
Rias, adolescente, com os teus primos; na caravana, ao voltar do templo
 
Rias com os teus discípulos, nas bodas de Caná da Galiléia
 
e cantavas, e dançavas se os outros dançavam.
 
Mas depois... é difícil imaginar!...
 
Tentei encontrar o por quê. Acho que descobri...
 
Tenho falta de fé! Sem muita dificuldade,
 
eu creio que tu és Deus. Teu Pai mo deu a conhecer,
 
estou certo disso, pois tu nos dissestes que, sozinhos,
 
não podíamos crer, E eu agradeço a Ele esse presente maravilhoso
 
que transforma minha vida. Mas confesso
 
que não é fácil para mim crer que tu és homem.
 
Não um super-homem, um homem. Verdadeiro.
 
E não vieste brincar de homem, Disfarçado de homem,
 
Para fingires estar conosco, Solidário com nossa vida.
 
E, no entanto, Senhor, se às vezes me é difícil crer,
 
quando medito este mistério apenas na minha "cabeça",
 
Ele se torna a mais maravilhosa novidade,
 
que me enche de gratidão e alegria,
 
quando o contemplo em meu coração.
 
Pois ele é, a meus olhos, a prova mais segura,
 
mais perturbadora, de que tu nos amas acima de tudo
 
e de que esse amor nos está próximo, tão próximo que nos toca,
 
que afunda raiz em nós, Nesta humanidade criada por ti,
 
mas tão longe, tão longe de ti, se tu não tivesses vindo...
 
Pois tu podias ter-nos amado lá do alto, Senhor,
 
e enviar-nos um embaixador que viesse em teu lugar
 
Mas tu te deslocaste pessoalmente. Podias ter vindo ao lado de nós,
 
Tu, Deus, para nos arrastar. E para nós, homens, te seguirmos.
 
Mas tu viestes a nós, Homem conosco, Homem como nós,
 
que nos tornamos irmãos. Irmãos do bebê que chorava
 
e bebia o leite de sua mãe. Irmãos da criança que aprendia a ler,
 
a rezar. Irmãos do homem que pregava tão bem...
 
Tão bem que por isso morreu torturado,
 
oferecendo a sua vida por nós. Irmão.
 
Nosso irmão Jesus, que sabia chorar... e rir...
 
Porque era homem. Que ideias loucas as minhas, Senhor!
 
Mas que queres, pensar em ti tão perto de nós...
 
Tão igual a nós. para que nos tornemos iguais a ti
 
Faz-me feliz, Tão feliz que me admiro de não o sermos mais
 
E sofro por nos ver demasiado sérios quando falamos de ti
 
E não compreendo que tenhamos ar triste
 
quando nos reunimos para rezar a ti e oferecer contigo, ao Pai,
 
o teu sofrimento... e as tuas lágrimas as tuas alegrias... e o teu riso,
 
a tua vida! Os homens a nossa volta acreditariam talvez mais em ti
 
se fôssemos mais alegres e o demonstrássemos.
 
Perdoa as minhas infantilidades, mas tenho vontade de te dizer hoje,
 
como as criancinhassentadas no colo do irmão mais velho:
 
" Faz-me rir!" Sim, essa é a minha inesperada prece:
 
Senhor, faz-me rir! Para que eu possa, a minha volta,
 
fazer rir meus irmãos, Eles precisam tanto! (Michel Quoist)
 
  

Senhor Deus,"Sem o horizonte que nos encante e nos torne esperançosa a luta, não passaremos de tarefeiros, carentes de perspectivas  e de resultados" (Danilo Gandim)

 

  O SENHOR É BOM

Senhor, tu és a bondade e a fonte de toda vida!

Graças a ti vivo e bendigo. (Salmo 117)

 Graças ao sol, tenho as manhãs e as madrugadas

Graças às estrelas, posso ver o céu sem medo da noite.

Graças à terra, tenho a abundância de todas as coisas.

Graças à chuva, as flores florescem e os frutos amadurecem.

Graças às fontes,, bebo à saciedade a água mais pura.

 

Graças ao trabalho, o mundo cresce e se aperfeiçoa.

Graças aos inventos, o mundo se torna mais de acordo com a tua vontade.

Graças aos pés, posso andar.

Graças aos caminhos, eu posso chegar aonde quero.

Graças às mãos, posso ajudar.

Graças aos braços, posso amparar.

Graças à amizade, minhas alegrias podem ser imensas.

 

Graças aos olhos, posso conhecer a beleza de todas as coisas.

Graças ao olfato, posso provar o prazer de todos os perfumes.

Graças ao paladar, posso sentir o gosto de tudo o que é bom.

Graças ao tato, posso sentir a passagem da brisa.

Graças aos ouvidos, posso ouvir as vozes e o  canto.

Graças ao sorriso, posso conhecer a bondade.

Graças à palavra, posso enternder-me com todos os homens.

 

Graças à fé, posso crer que tu sempre estás perto de mim.

Graças à esperança, posso pedir com certeza.

Graças ao amor, posso entender que tudo o que é bom não é só para mim.

Graças às minhas fraquezas, posso ver quantas são as minhas limitações.

Graças ao pensamento, posso ir da terra aos céus com incrível facilidade.

Graças à tristeza, posso valorizar mais a felicidade.

Graças aos sofrimentos, eu posso ser mais sensível e compreensivo.

Graças às alegrias, posso ver o que preparas no céu para quem te ama.

 

Graças ao tempo, posso ganhar a eternidade.

Graças aos santos, posso saber quais os caminhos levam mais a ti.

Graças aos pecadores, eu posso crer que tu perdoas.

Graças ao coração, eu posso amar a todos os homens, sem excessão.

Graças às crianças, eu posso ser simples.

Graças aos jovens, eu posso ousar avançar.

Graças aos velhos, eu posso aprender a contemplar.

 

Graças aos ricos e bondade, posso ser rico em amor.

Graças aos pobres, posso oferecer.

 

Graças às muitas graças, posso ser graça e serviço.

Graças a ti, posso num mundo de esperança.

Muito obrigado, Senhor. E bendito sejas para sempre. Amém!

 

Tudo é do Pai